Os detalhes finais do casamento de Lula e Janja: celular vetados e petistas históricos fora da lista

Os detalhes finais do casamento de Lula e Janja: celular vetados e petistas históricos fora da lista

Lula e Janja

Lula e sua noiva, a socióloga Rosangela da Silva, não conseguiram se livrar de um problema comum para quem casa: a lista de convidados da festa. Como tinham a preocupação de que a cerimônia marcada para esta noite não fosse um ato político, o ex-presidente e Janja estabeleceram como critério para os convidados ter relação de amizade com o casal. Petistas históricos como o ex-ministro Zé Dirceu e nomes da cúpula da campanha de Lula, como o coordenador José Guimarães ficaram de fora.

Leia mais: Casamento de Lula e Janja tem estilista indicada por Bela Gil e ciumeira de não convidados 

Campanha de Lula aciona Deltan na Justiça

Algumas exceções acabaram sendo feitas e a lista, que inicialmente tinha 150 pessoas, ultrapassou as 200. Convidados como o casal Chico Buarque e Carol Proner já comunicaram os noivos que não vão comparecer porque estão na Europa. Carol dará aulas em Paris e na Espanha e Chico se encontrará com familiares. 

Leia mais: 'Apoio Ciro, mas discordo dos ataques ao Lula', diz Rodrigo Neves em entrevista

Outros artistas, como Daniela Mercury e sua esposa, Malu Verçosa, confirmaram presença, assim como a chef Bela Gil, que indicou a estilista que assina o vestido de Janja. Há a possibilidade de que os filhos de Lula sejam padrinhos, já que o casamento será não só religioso, mas também civil. Pessoas próximas aos noivos relataram que a opção por familiares seria uma forma de evitar que amigos se sintam desprestigiados. Lula e Janja abriram mão de lista de presentes.

Lauro Jardim: Privatização da Eletrobras será aprovada hoje e governo já define a data da capitalização

Até o momento, a decisão é de que os aparelhos celulares estarão vetados, tanto do staff do evento quanto dos convidados. O convite impresso recomenda que as pessoas fiquem "longe dos celulares" na festa. Haverá um espaço para que as pessoas deixem seus telefones antes de entrar no evento.

EleiçãoMoro critica inquérito sobre mudança de domicílio eleitoral e fala em tentativa de intimidação

A área de segurança acompanha, por meio das redes sociais, movimentos de convocação para protestos na porta do local da festa. Há a avaliação, no entanto, de que o barulho deve  se concentrar mesmo na internet. Os noivos fizeram questão de chamar como convidados todos os funcionários e seguranças que atuam no entorno do casal. 

O casamento seguirá a tradição de os noivos passarem o dia se arrumando em locais separados e para se encontrarem na hora da festa. Todos os detalhes foram organizados pela própria Janja, que, segundo amigas, esteve muito ocupada nas últimas semanas com o evento. A socióloga, que costuma marcar presença em muitas reuniões no PT ao lado de Lula, se fez menos presente nos últimos encontros, por causa da cerimônia. 

A bebida escolhida para os brindes da festa foi o espumante brasileiro Cave Geisse Brut, que custa em torno de 130,00. A comemoração também vai ser regada a vinho branco Freixenet Sauvignon, em torno de R$ 60 a garrafa, vinho tinto Perro Callejero Blend de Malbec, em torno de R$ 80,00 a unidade, além de cerveja Heineken. 

Apesar de o casal rechaçar o uso político da festa, a campanha de Lula aposta que a união terá efeitos positivos para o petista ao contrapô-lo com Bolsonaro. A avaliação é que a celebração mostra que Lula é um homem de família, por ter feito questão de sacramentar as três uniões que teve em sua vida na esfera civil e religiosa, sendo que nunca se separou. Lula se tornou viúvo da primeira e segunda esposa.

         

Categoria:Destaques