“Brasil vai ser o campeão de transição energética”, diz Lula aos CEOs da Mercedes e da Be8
Nesta quinta (30), no Palácio do Planalto, presidente defendeu que “é preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”
Publicado em
Em encontro com representantes da Mercedes-Benz e da Be8, nesta quinta-feira (30), o presidente Lula enalteceu a vocação do Brasil para liderar a transição energética no mundo e aproveitou para reafirmar a excelência dos biocombustíveis nacionais. “Basta ter vontade política e basta ter coragem de fazer. O Brasil vai ser o campeão de transição energética”, garantiu.
No Palácio do Planalto, Lula recebeu o CEO da Be8, Erasmo Carlos Battistella, e o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da montadora na América Latina, Denis Güven. O petista esteve acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e de outros integrantes do governo federal.
A reunião com os executivos serviu para deliberar a iniciativa “Rota Sustentável COP30: do sul ao norte com energia renovável” e a agenda de descarbonização e de transição energética promovida pelo governo federal e apoiada, conjuntamente, pela Be8 e pela Mercedes-Benz.
As duas empresas demonstraram a contribuição do biocombustível Be8 BeVant na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) ao deslocarem dois caminhões e dois ônibus fabricados pela Mercedes por cerca de 4 mil km entre Passo Fundo e Belém, cidade-sede da COP30. Nesta quinta, os veículos foram expostos no estacionamento ao lado do Anexo do Planalto, para visitação do público.
Leia mais – Turismo voa alto com Lula: recorde de passageiros e estrangeiros no país
Lula recebeu uma amostra do Be8 BeVant, produto nacional que reduz em até 99% as emissões de GEE liberadas durante o uso. O presidente reiterou a necessidade de se eliminar as emissões de CO2. “Com a inteligência humana do Brasil, com engenheiros brasileiros, com engenheiras brasileiras, a gente consegue mostrar ao mundo que a transição energética que o mundo sonha não é tão difícil”, indicou.
“Não tenho dúvida que, depois que nós aprovamos o Combustível do Futuro, toda a nossa matriz energética vai mudar. A gente vai continuar utilizando o petróleo, enquanto for necessário, mas é importante que a nossa empresa, a Petrobras, é mais do que uma empresa de petróleo e vai se transformar com o tempo em uma empresa de energia. E o sucesso será total e absoluto”, concluiu Lula.
Margem Equatorial
Falando aos empresários, o presidente argumentou ser impossível “abrir mão” dos combustíveis fósseis “do dia para noite” e defendeu que isso seja feito de maneira planejada. O petista afirmou ainda que a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas não pode prescindir jamais de responsabilidade para com o meio ambiente.
“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Eu tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para noite. É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil”, observou, referindo-se à licença recém-concedida pelo Ibama à Petrobras.
“Para isso, a gente tem que pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente exige, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar, que nós vamos ser o país mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo”, ponderou.
Leia mais – Justiça tributária: 84% da população apoia a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Biocombustíveis
Durante o encontro com os CEOs, Lula também avaliou a possibilidade de exportação do biodiesel brasileiro ao mercado alemão.
“Eu quero ir com você para a Alemanha fazer uma apresentação dos produtos brasileiros, onde vossa excelência quiser, para que a gente possa começar a exportar o nosso biodiesel sem metanol para a Alemanha”, manifestou o presidente, dirigindo-se a Güven, da Mercedes-Benz.
A Be8, por sua vez, é uma empresa brasileira de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Trata-se da maior produtora de biodiesel no país. A sede é em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Por meio das redes sociais, Lula fez referência às ações do governo federal em prol da transição energética, como a COP30, prevista para novembro, e o Programa de Mobilidade Verde, o Mover.
“Somos hoje o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis. Nossa gasolina tem 30% de etanol em sua composição e nosso diesel conta com 15% de biodiesel. Veículos híbridos, que combinam combustão e eletricidade, já são uma realidade na nossa indústria automobilística”, publicou.

